Pão de queijo sem lactose

20 jun

E finalmente consegui!!! Uma receita de pão de queijo quase perfeita! Depois de duas tentativas, acho que estou no caminho certo!

Na primeira tentativa testei uma receita feita no liquificador que ficou bem gordurosa e meio sem graça. Ficou muito mais biscoito de polvilho do que pão de queijo.

Assim… não ficou de tooooodo ruim. Sabe aqueles pães de queijo de padaria de interior ou de boteco ? Aqueles pães de queijo beem grandões e baratinhos??? Então! Descobri que eles devem ser feitos assim: sem nenhum vestígio de queijo!!! Sempre que eu quiser relembrar os tempos de pão de queijo de Jacuí, farei essa receita aqui. :P

Como boa filha de mineiros, não aceito pão de queijo que não tenha que escaldar o polvilho, sovar bem a massa para depois enrolar as bolinhas. Por isso essa história de pão de queijo de liquidificador não me convence…

Então testei uma receita que era toda bonitinha com polvilho escaldado, bolinhas feitas à mão, mas ficou parecendo mais com uma broa do que pão de queijo. Achei q receita no Cybercook.  (OBS: Ao invés de escaldar a farinha de milho – como manda a receita -, escaldei o polvilho.)

E finalmente encontrei uma receita no “Vegetariano come o quê?” que me interessou. Mesmo desconfiando que pão de queijo com batata e sem ovo não pudesse dar certo, achei a consistência da massa legal e a aparência dos pães bem parecida com o pão de queijo tradicional.

O legal do blog é que quase todas as receitas tem um vídeo com o passo a passo.  E todas (pelo menos as que eu li) não usam leite ou ovos!

Pois bem… em mais um domingo preguiçoso resolvi usar o Tadeu (e seu forno) como cobaia dos meus testes em busca do pão de queijo sem queijo perfeito e acho que estou quase lá. Ainda vou fazer uns testes e atualizo o post, mas do jeito que a receita está já dá para se deliciar!

Na próxima vez que eu fizer, vou tentar colocar menos batata e um ovo. E quem sabe, vou testar com um pouco mais de polvilho azedo. Se der tudo certo, aviso vocês!

Então vamos anotar a receita???

Pão de Queijo Vegano

2 xícaras de polvilho doce
1/2 xícara de polvilho azedo
2 xícaras de batatas cozidas e amassadas
sal a gosto
1/2 xícara de água filtrada
1/3 de xícara de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó

Coloque a água e óleo para ferver. Misture os polvilhos, o sal e, quando a água estiver fervente, escalde os polvilhos, mexendo rapidamente. Junte a batata amassada e amasse bem até que fique uma massa lisa. Adicione o fermento em pó e misture bem, até incorporar na massa.

Unte suas mãos com um pouquinho de óleo e faça bolinhas do tamanho que desejar. Asse em forno quente, até que fiquem amarelinhos.
Podem ser congelados.

14 Respostas to “Pão de queijo sem lactose”

  1. Monalisa Cavallaro 21/06/2011 at 12:58 #

    Que lindos!!! Pelo foto não dá para adivinhar que são sem queijo, fiquei super curiosa para provar e sentir o gosto, hummmm! Adorei!!! Bjosss

  2. rita 07/01/2012 at 14:04 #

    muiito bom gostei isso ajuda as pessoas a fazerem a dieta da lactose. Parabens sabrina voce e demais.E um ser humano muito lindooooooooooooooo.

  3. SANDRA 19/06/2012 at 22:30 #

    OLA, ADOREI A RECEITA VOU FAZER PRA MINHA FILHA ELA AMA PÃO DE QUEIJO, MAS DESCOBRI QUE É ALÉRGICA A LEITE.

    • Sabrina Carozzi 19/06/2012 at 22:51 #

      É muuito bom, Sandra! Vale a pena experimentar! Se não contar pra ela, ela vai dizer que é pão de queijo!

      • Denise 08/01/2013 at 12:19 #

        Oii Sabrina!!
        Experimente colocar um pouco de acafrão (não curry) na massa, se quiseres deixar mais amarelinho. Cerca de 1 a 2 colh de chá rasa.
        A culinária vegetariana é excelente!
        Abração!

      • Sabrina Carozzi 27/05/2014 at 17:56 #

        HUmmmmm, Denise! Adoro açafrão! Vou experimentar!

  4. Michelle Coelho 12/07/2012 at 17:00 #

    Muito legal, farei hoje mesmo!
    Tem ideia de quanto tempo vai ao forno? Só uma média.
    Valeu!!!

  5. Rafaela 03/06/2013 at 15:02 #

    Sabrina, adorei a receita e vou testar essa semana! Vc sabe se pode congelar? Fico com medo pq leva batata….bjs!

    • Sabrina Carozzi 27/05/2014 at 17:51 #

      Eu nunca tentei congelar, viu… hehe… Me conta se testou e se deu certo!

  6. sanatorinhoCarol 01/02/2014 at 00:11 #

    Sabrina, você salvou meu dia! Cheguei aqui pq dei um Google procurando “coalhada leite sem lactose” e além de achar o que estava procurando (depois conto como ficou, no momento está na geladeira, perdendo soro) encontrei a receita de pão de queijo sem queijo dos meus sonhos.
    Sou nutricionista e sofro com intolerância à lactose desde 2010. Comecei usando a enzima lactase, mas com o tempo precisei ir aumentando a dose e percebendo que os sintomas mesmo assim apareciam e demoravam cada vez mais para ceder, até que decidi viver sem leite e derivados para o meu bem estar.
    Adaptei a sua receita com base nos seus comentários: troquei a medida de polvilho doce com o azedo, tirei meia xicara de batata e acrescentei um ovo. Voilá! Ficou delicia e o meu marido nem notou que se tratava de uma pão de queijo “sem queijo”. Tenho pacientes também intolerantes e vou repassar a receita e indicar o seu blog a eles. Da próxima tentativa talvez eu unte os pães de queijo com óleo vegetal ou margarina derretida para que dourem melhor (os meus não ficaram douradinhos como os seus).
    Obrigada de todo o coração!
    Carol

  7. Ana 02/04/2014 at 21:18 #

    gostei, só queria saber qual é o rendimento dessa receita. quantos pães de queijo vc conseguiu fazer com ela?

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 44 outros seguidores

