Queijo Minas sem lactose

1 maio

Meus olhos brilharam só de pensar em comer queijo minas sem passar mal

Para tudo! Para tudo! Acabei de descobrir que posso ter esperança num mundo melhor: existe queijo sem lactose! Exageros a parte, achei o máximo achar uma opção para comer o que mais sinto falta depois que descobri que tenho Intolerância à Lactose.

A descoberta foi feita depois de ter a brilhante idéia de tentar fazer queijo em casa usando o leite com baixo teor de lactose. Fui buscar receitas na internet e todo o plano foi por água abaixo, gente! Não dá para fazer queijo com leite de caixinha!!! Como assim??? Eu, como boa mineira de coração, deveria saber disso, né? Mas não sabia!

E como boa mineira de coração, amo queijo. O problema é que para ele ainda não achei substituto decente na minha dieta. Requeijão, pizza, pão de queijo, pão francês com queijinho minas, tábua de frios com lindos pedaços de gorgonzolas e parmesão… Hummmm!  Ficou com água na boca? Pois então, estou altamente salivando por aqui!

Voltando a descoberta do dia… A produção do queijo minas sem lactose é possível por ter a enzima lactase entre os ingredientes:

“Produzido com leite de vaca integral pasteurizado, cloreto de cálcio, coalho líquido, sal e enzima lactase. A enzima lactase acrescida ao leite age diretamente nas moléculas de lactose, quebrando-as e desdobrando o açúcar do leite, a lactose, em moléculas menores para que estas possam ser absorvidas por pessoas que têm intolerância à lactose ou deficiência parcial de produção de lactase”.

O grande problema é que o tal queijo é fabricado numa fazenda do Espírito Santo, a Fazenda Carnielli, e pelo jeito só é vendido por lá e numa loja em Brasília.

Achei essa boa dica no Sem Lactose. E foi nesse site também que vi que as pessoas de outros estados podem comprar o produto somente por encomenda, via Sedex 10. O preço final do produto deve ficar bem alto, mas vale a pena se o produto for bom. Ainda não experimentei, mas estou pensando seriamente em tentar!

Quando comprar o queijo, conto para vocês o que achei, ok?!

Sabrina Carozzi

12 Respostas to “Queijo Minas sem lactose”

  1. Monalisa Cavallaro 01/05/2011 às 19:55 #

    Olá Sabrina! Há diversas empresas que comercializam queijos sem lactose, entre elas estão a Casa da Ovelha (inclusive tem várias receitas com os queijos deles no meu blog), Balkis e diversos queijos da Tirolez (eles fornecem se vc pedir no SAC uma listagem com a relação dos queijos e quantidade de lactose de cada um). Espero ter ajudado. Bjos =)

    • Sabrina Carozzi 01/05/2011 às 19:59 #

      Obrigada pelas dicas! 🙂 Como sou nova na Intolerância, ainda estou descobrindo as coisas… Hehehe
      Ahhh… Já experimentei um queijo da Casa da Ovelha, mas não me fez bem. Quero dar uma segunda chance pra ele e ver o que dá!

      • Ana 26/06/2012 às 22:32 #

        Olá! Li o seu post e me lembrei que eu entrei em contato com a Santa Clara e eles me informara que possuem alguns leites seguros para intolerantes!
        Vou colar para vc:

        “Prezada Ana Carolina, boa tarde.

        Primeiramente gostaríamos de agradecer o seu contato através de nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor.

        A respeito de sua dúvida sobre a lactose, informamos que os queijos maturados apresentam a lactose em uma forma que é inofensiva a pessoas que possuem intolerância a este açúcar.

        Informamos que os queijos maturados possuem teor de lactose muito baixo, inferiores a 0,05g/100g, ou seja, pessoas com intolerância a lactose consomem estes produtos e não apresentam desconfortos devido a ingestão destes produtos.

        Dentre os queijos elaborados pela Santa Clara que apresentam esta característica podemos citar o queijo prato lanche, queijo tipo Samsoe, queijo tipo Samsoe Reserva especial, queijo Cobocó, queijo Parmesão, queijo tipo Fontina, queijo Montanhês, queijo tipo Vaccino Romano, queijo tipo Gruyère, queijo tipo Gouda.

        Devem ser evitados os produtos que apresentam a palavra “fresco” no nome, pois nestes, a lactose ainda pode estar na sua forma não hidrolisada.

        Estamos trabalhando no desenvolvimento de mais produtos que possam ser consumidos por pessoas intolerantes.

        Nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos.

        Atenciosamente.

        ——————————————————————————–

        Cooperativa Santa Clara Ltda.
        SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor
        Fone: 0800 704 3900
        Fax: (54) 3461-8372
        sac@coopsantaclara.com.br

        Acesse nosso site: coopsantaclara.com.br

        Verifique a real necessidade de imprimir este e-mail. A natureza agradece!”

        Espero que tenha na sua cidade!
        Boa sorte!

      • Sabrina Carozzi 26/06/2012 às 22:57 #

        OBrigada, Ana! Você também tem intolerância?
        Beijos

  2. Bárbara Évelyn 27/05/2012 às 19:07 #

    Oiii Sabrina, eu descobri a IL a menos de um mês e acho que tudo que eu mais amava foi tirado de mim, leite, queijos, iogurtes etc, com esses blogs tenho aprendido muito e to bem mais feliz, gostaria de saber se você sabe o nome dessa loja em Brasília, moro aqui e preciso de queijoooo rs!\o

    • Sabrina Carozzi 27/05/2014 às 18:02 #

      Oi Bárbara!
      Não sei te dizer o endereço da loja.
      Conte as novidades… Melhorou da IL?

  3. Laura Ferreira Gonçalves 14/12/2012 às 19:42 #

    Tambem eu gosto muito de queijo e não posso comer por intolerancia a lactose, vivo na Maia Porto e não sei onde adquirir.

  4. Valquiríria do Amparo Paz 29/06/2013 às 20:42 #

    Ola sou intolerante a lactose descobrir a mais ou menos dois anos, sofri muito até descobrir o que tinha. Gostaria de saber o endereço do Rapa do Tacho pois sou louca por queijo não gostei do tofu. Aguardo resposta.

  5. Maria Elaine Freitas Wainstein 03/09/2013 às 14:33 #

    Eu sou totalmente intolerante, portanto não adianta ter baixo teor, precisa ser sem lactose. Gostaria muito de voltar a comer pizza! Maria Elaine – RS

    • Sabrina Carozzi 27/05/2014 às 17:48 #

      Força, Maria Elaine! Hoje não tenho mais intolerância! Qualquer dia conto sobre isso aqui no blog!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Lactose nos produtos da Tirolez « A Rapa do Tacho - 18/05/2011

    […] cortar essa maravilha, fui buscar opções de queijo sem lactose. No post que comentei sobre o queijo minas sem lactose do Espírito Santo, a Monalisa do Diário de Receitas sem Lactose sugeriu que eu pedisse a listagem […]

Deixe um comentário

