Nutricionista e vida nova

10 maio

Hoje tive pela manhã me consultei com uma nutricionista. É a segunda profissional que procuro.  A primeira experiência foi um pouco frustrante. Além de manter alimentos que prejudicariam o refluxo ou a gastrite – como café e frutas ácidas –, ela apenas tirou os leites e derivados. E só! Vamos combinar que para fazer isso, eu não precisaria ir até um profissional, né?!

Decidi insistir depois de ler um post e conversar com a Monalisa d’O Diário de Receitas Sem Lactose. Assim como meu gastro, ela falou bastante sobre a importância da importância de um acompanhamento de um nutricionista. Estou um pouco mais animada, mas só vou ter certeza depois de receber o cardápio que ela vai me mandar amanhã por email.

Na primeira vez, marquei consulta com uma nutricionista do meu plano de saúde. A consulta não durou meia hora, ela não colocou alimentos que eu gostava, fez um cardápio bem superficial e genérico. E manteve alimentos que me fazem mal e dos quais não sinto falta alguma. Vivo muito bem sem café, sem doces, sem abacaxi, presunto e tudo mais… O grande problema era encontrar substitutos para queijos, requeijão e derivados do leite. Também preciso de um cardápio que vá além da cenoura, batata e mandioquinha…

Para começar, a nutricionista disse que vai me passar a receita de uma coalhada. Seria uma opção para passar no pão no café da manhã, para fazer sanduíches… No meu caso, vou usar leite com baixo teor de lactose para preparar a coalhada.

Assim que eu receber o cardápio, posto a receita para vocês!

Até lá, deixo o post que encontrei no Diga Maria! A receita é bem parecida com a que a nutricionista comentou.

Sabrina Carozzi

A foto e a receita são do bog "Diga Maria!"

Pasta de Queijo Caseiro

Ingredientes
1 litro de leite integral (de preferência aqueles que são mantidos refrigerados – de saquinho ou garrafinha) ***
2 colheres de sopa de vinagre (usei vinagre de estragão)
1 colher de sopa de suco de limão

Modo de fazer
Leve o leite ao fogo até ferver. Desligue o fogo, aguarde uns minutos (até que consiga deixar o dedo encostado no leite por 10 segundos) e acrescente o vinagre e o limão. Misture e o leite talhará.
Forre uma peneira grande com um pano de prato limpo e despeje o leite talhado. Deixe escorrer a maior parte; depois amarre o pano numa colher de pau, pendure na torneira da pia e deixe escorrer por uma noite.
No dia seguinte transfira o conteúdo para uma vasilha e mantenha na geladeira.

Dica: eu guardei o soro e já usei para fazer purê (no lugar do leite). Li em outros blogs que também é usado para vitaminas. Enfim, não desperdice o soro e consulte sua criatividade. 🙂
Para temperar o queijo, use e abuse de azeite, cebolinha, salsinha, manjericão, pimentas, flor de sal…

*** Para os que tem Intolerância a Lactose, usar o leite com baixo teor de lactose!!!

4 Respostas to “Nutricionista e vida nova”

  1. Monalisa Cavallaro 10/05/2011 às 16:53 #

    Olá Sabrina! Espero que esta nutricionista te passe opções viáveis e um cardápio satisfatório! Vou ficar aqui na torcida! =)
    Pena que eu não me dou bem com o leite baixa lactose, senão ia me jogar nessa receita de pasta de queijo, ai que saudade… rsrsrs. Grande Beijo!

    • Sabrina Carozzi 10/05/2011 às 18:02 #

      Ia mesmo te perguntar se você costuma usar o leite de baixa lactose. Que pena que não pode…

      Eu uso, mas não sei se é por essas e outras que não melhoro 100%…
      Depois conto das opções que a nutricionista vai mandar.
      Bjuss

  2. Maria 13/05/2011 às 15:09 #

    Que bom que gostou da receita! Viu a outra que postei logo depois numa versão de corte, mais cremosa e temperada?
    Boa dieta e ótimo final de semana!

  3. alice 09/08/2011 às 17:34 #

    Oi , tudo bem ?
    também descobri a pouco tempo que tenho I.L e tenho tentenao levar a vida sem ir na nutricionista mas já vi qu enão dá – Como foi a sua segunda tentantiva ? Poderia me indicar a medica? Obrigada Alice

Deixe um comentário

