Novata na Intolerância à Lactose

17 maio

Particularmente, acho que eu devia me conformar mais com a minha Intolerância à Lactose e conseguir tirá-la 100% da minha vida. Mas ainda não consegui atingir esse nível de maturidade e sensatez!

Lendo vários blogs e sites de pessoas com Intolerância à Lactose, vejo mais boa vontade na tentativa de adaptar as receitas, usar o leite de soja e tudo mais. Eu ainda me prendo muito no leite de baixo teor de lactose, insisto em procurar queijos que eu possa comer e morro de vontade de tomar um lindo e delicioso sorvete de creme com chocolate. Ou quem sabe deliciar com milhões de pães de queijo quentinhos!

Minha nutricionista disse que devo tentar acrescentar produtos que contenham lactose de forma crescente, de acordo com uma tabela que ela me enviou e avaliar os sintomas. Não sei se devo acreditar nisso! Hehe! Sei lá… Será que a Intolerância à Lactose dá apenas gases e diarreia? Será que minha esofagite não pode ser provocada por anos de lactose na minha alimentação? Desde o colégio evito tomar leite porque me sentia mal e nunca suspeitaram da Intolerância…

No fim de semana fui para a casa dos meus pais em Minas e dai já viu, né? Queijo, bolo, doce de leite e tudo que se tem direito! Pedi pra minha mãe fazer bolo com o leite de baixo teor de lactose (desculpa, mas nem tive tempo de pensar em tirar foto). O doce de leite delicioso, não comi. Mas o queijo minas padrão foi impossível de resistir! Mas assim… não tive os sintomas clássicos da Intolerância, mas senti muita dor no esôfago e um sensação de que tinha algo parado na minha garganta… Vai saber, né? Muitas dúvidas, pessoas!

O maluco do gastro da minha mãe disse que tem Intolerância à Lactose, mas não deixa de comer as coisas que gosta. “Sai estressado do plantão de ontem e decidi que ia comer tudo que gosto: comprei sorvete e caçarola. Sabia que ia sentir mal, mas passa. É só ficar quietinho em casa e pronto”. Será que é tão simples?

A primeira nutricionista que fui disse que eu deveria cortar definitivamente todos os leites e derivados da minha dieta. Disse que a lactose vai irritar meu intestino e que não seria uma questão de “passar mal” e sim de “fazer mal”.

Já o meu gastro daqui de Florianópolis não disse nada além de “evite leite e derivados”. Na próxima consulta vou perguntar mais sobre o assunto…

E vocês? O que sabem do assunto? O que os médicos e nutricionistas disseram?

Sabrina Carozzi

3 Respostas to “Novata na Intolerância à Lactose”

  1. Gabi albuquerque 14/07/2013 às 12:29 #

    Olá, também sou recém descoberta com IL, nem fui na nutricionista ainda. Sinto a mesma sensação de algo parado na garganta, mas tenho refluxo também e como não consumi lactose esses dias, suponho que seja derivado dele. A gente fica bem viciada no tema e acaba achando que tudo é o danado do leite que faz mal. haha Meu gastro não recomendou cortar 100%, até porque tem a questão do cálcio, mas recomendou também a enzima quando for consumir altas doses, exemplos: super sobremesas, lasanha, molho de queijo/branco. Ainda não testei porque estou dando o tempo de recuperação ao meu intestino, mas pretendo seguir essa linha. Acredito que cortar tudo deve inclusive aumentar a intolerância quando você consome algo, tipo o corpo estranha aquele alimento cada vez mais. Minha avó tem também, vez ou outra ela come uma fatia bolo, um docinho e não tem nada. 😉

    • Sabrina Carozzi 27/05/2014 às 17:50 #

      Gabi, é bem complicado mesmo! Como disse em outros comentários por aqui, hoje estou muuuito melhor! Qualquer dia posto as novidades por aqui!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Lactose nos produtos da Tirolez « A Rapa do Tacho - 18/05/2011

    […] disse no post anterior, ainda não me conformo em ter que cortar toda a lactose da minha vida. Com exceção de sorvete de […]

Deixe um comentário

