Delícia de Maracujá

27 maio
Cremoso, fofinho e perfumado. Bolo de Maracujá para alegrar o dia.

Cremoso, fofinho e perfumado. Bolo de Maracujá para alegrar o dia.

O bolo de hoje é tão bom, tão bom, mas tão bom que mereceu até a volta do blog. Milênios depois, volto com uma receita deliciosa nessa minha nova fase de vida. Agora sem intolerância a lactose. Aliás, sem intolerância nenhuma. E muitos quilinhos a mais. (Não se pode querer tudo na vida, não é mesmo?)

― A nova fase de vida fica para um próximo post ―

Andava numa fase de querer comer um bolo azedinho. Tentei um de laranja do Passa o sal? D-E-L-I-C-I-O-S-O, mas ainda não era o que eu procurava. [Detalhe: o bolo fez tanto sucesso que não deu tempo nem de tirar foto. Fiz o bolo à noite e queria a luz da manhã para fotografar melhor… Ah! Doce ilusão! Meus pais quase acabaram com ele no café da manhã.]

Bom… Mas a delícia de hoje é outra! Bolo de Maracujá com calda azedinha… Hummmm!

Fui ao mercado pela manhã e me lembrei de uma receita que tinha visto no Cozinha a Dois. Escolhi os maracujás. [Menina! E como estavam caros! Mas vamos lá… Dia de ostentação!]

Chegando em casa fui conferir a receita no Cozinha e vi que iam amêndoas… Fica pra próxima, então!

Procurei, procurei e procurei outra receita na internet. E achei uma que me pareceu interessante. Infelizmente, passei tanto pela por tantos sites que acabei perdendo o link da receita original =(

Vamos ao que interessa???

BOLO DE MARACUJÁ

Massa:

5 ovos

1 xícara de chá de açúcar

4 colheres de sopa de margarina

1 colher de sopa de óleo

1 xícara de chá de polpa de maracujá com as sementes (+/- 2 maracujás grandes)

2 xícaras de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

Usei 3 maracujás médios. Retirei a polpa e bati no liquidificador.Sem coar. [Dá para usar direto o maracujá com as sementes inteiras. Vai do gosto do freguês.]

Bata os ovos, o açúcar, a margarina e o óleo até ficar uma mistura clara. Mexi até cansar com um fuê. [Acho que dá para usar a batedeira, mas tenho uma preguiiiiça danada de mexer com batedeira.]

Acrescentei o suco do maracujá e a farinha e mexi bem. Misturei o fermento. E prontinho! A massa ficou muito fofa! Quase um creme! E muito perfumada.

Coloquei numa forma com furo no meio. Forno pré-aquecido a 180° (baixo). Para ver se está prontinho, espete o bolo – já dourado – com um garfo. Se sair limpinho, pronto!

Bolo de maracujá e calda azedinha. Ótima companhia para um café.

Bolo de maracujá e calda azedinha. Ótima companhia para um café.

Calda

1 xícara de açúcar

1 xícara de polpa do maracujá

Dessa vez, usei dois maracujás grandes. Bati, passei pela peneira e reservei. Dá mesma forma da massa, dá para usar as sementes inteiras.

Coloquei o açúcar numa panela e, com paciência, esperei até o açúcar derreter e ficar bem douradinho! Acrescentei o suco e virou uma meleca! Sem sustos, pessoal! O açúcar endurece na hora, parece que deu tudo errado, mas ele vai derreter. Mexi, mexi, mexi. E deixei ferver um pouco. Ficou uma calda densa, azedinha, dourada e deliciosa!

Açúcar e maracujá para uma calda dos deuses.

Açúcar e maracujá para uma calda dos deuses.

 

É hora de aproveitar a delícia do dia! =)

Quero ver quem vai fazer a receita, hein?!

Até mais queridos!

 

4 Respostas to “Delícia de Maracujá”

  1. lulisposito 27/05/2014 às 19:27 #

    Cunhadinha, quando você vai fazer essas delícias aqui em casa e me ensinar??? hahaha (: Eu não tenho tanta habilidade hihi Não sabia do blog (ou se sabia, tinha esquecido). Muito válido, adorei!!!! Vou anotar a receita no meu caderninho de receitas. Beijo

    • Sabrina Carozzi 27/05/2014 às 23:14 #

      Oi Luh! =)
      Pode deixar que faço assim que eu for ai de novo!
      Essa receita é muuuuuito fácil, viu?! Dá para arriscar!
      Bjusss

      • lulisposito 31/05/2014 às 09:45 #

        Assim que eu entrar de férias, vou tentar fazer!!! (: De qualquer forma, aguardo a sua visita, viu. hihi Beijos

  2. Mari 09/02/2015 às 16:54 #

    Fiz o bolo hj e amei! Tive q ajustar algumas quantidades, pois só tinha 3 ovos em casa, reduz um pouquinho de cada. Venci o condicionamento e não usei batedeira. Ficou muuuito fofo. Mas fiquei com preguicinha de fazer a calda… O que não alterou a gostosura do doce.

Deixe um comentário